POR QUE GATOS GOSTAM DE CAIXAS DE PAPELÃO

POR QUE GATOS GOSTAM DE CAIXAS DE PAPELÃO

A caixa, independente do tamanho e material, afia os instintos dos felinos, proporcionando não somente um lugar seguro de dormir mas também um espaço aonde eles podem caçar sem serem vistos.  Isso é o que responde o consultor científico da ASPCA, Sociedade Americana para a Prevenção de Crueldade à Animais, Dr. Stephen Zawistowski, quando questionado sobre por que os gatos amam brincar com caixas.
Caixa oferece proteção aos gatos

Os gatos dormem muitas horas por dia e precisam de um lugar seguro para relaxar.  Na selva, os felinos que não vivem em comunidade normalmente procuram uma toca ou árvore para dormir.  Similarmente, gatos domésticos comumente optam por lugares escondidos ou altos para relaxarem.


Com relação às caixas, gatos as consideram uma "toca" perfeita para dormir e, várias vezes, brincar.  Essa toca, por ser fechada e ter somente uma abertura, protege o gato contra ataques pelo lado ou atrás.  Ou seja, predadores tem somente uma maneira para acessar o gato.

A caixa também tem a função de esconder o bichano para que ele não seja visto facilmente por predadores.  Por ser fechada, ela inibe o cheiro do gato a sair, dificultando a possibilidade dele ser farejado por um outro animal.
Como no caso do cheiro, ela não deixa o calor do gato escapar.  Sendo assim, ela proporciona um lugar quentinho e aconchegante para o gato passar as suas horas relaxando.

Por esses motivos, diversos gatos domésticos optam por dormir dentro de caixas, mesmo tendo camas confortáveis e sofás espelhados pela casa aonde eles podem relaxar. São essas características que fazem da caixa um perfeito lugar para uma gata ter seus filhotes.

A caixa ajuda o gato a caçar

Uma das maiores vantagens da caixa é que ela permite o gato a ver o que está acontecendo do lado de fora sem que ele seja visto ou cheira por outras pessoas ou animais. Sendo assim, os felinos conseguem brincar e atacar com o elemento surpresa.  Além de tudo ele tem a vantagem durante a brincadeira, pois é protegido de todos os lados, no caso de um contra-ataque.   Se o predador optar por atacar o gato de trás ou dos lados, ele terá acesso à caixa mas não ao animal. O gato, sabendo disso, já se prepara para um contra ataque na única abertura da caixa.

Fonte da Matéria: linkanimal.com.br
Fonte da Foto: theverybesttop10.com

Comentários