COMO LIMPAR ORELHAS DE GATOS

COMO LIMPAR ORELHAS DE GATOS

Esse procedimento é muito importante para garantir uma boa audição ao felino, evitar otites (inflamação e infecção nas orelhas, principalmente na interna) e também verificar possíveis problemas auditivos com antecedência, para que seja realizado o tratamento necessário.



1. Separe todo o material de que vai precisar

Pegue hastes flexíveis de algodão (cotonete®), algodão e ceruminolítico antes de começar a limpeza.
Antes de pegar o gato para fazer a limpeza do ouvido, pegue tudo que será necessário para que o processo não demore mais do que cinco minutos e não tome muito do seu tempo nem da paciência do animal.

Para esse procedimento, você vai precisar de:

Cotonete® e algodão, para fazer a limpeza sem machucar a orelha do pet;

Solução de limpeza e especial feita justamente para diluir a cera do ouvido e não deixar nenhuma secreção acumulada. O nome dessa solução é ceruminolítico, porém tenha muita atenção ao produto que vai utilizar, alguns deles não são indicados para felinos, e, sim, apenas para cães.

2. Analise a orelha do animal

Veja se não há forte odor ou muita sujeira na orelha, pois podem ser sinais de otite.

Antes de começar a limpar a orelha do seu gato, é muito importante verificar o quanto está suja. Isso porque, se houver muita quantidade de cera acumulada ou estiver com um odor forte, você deve procurar um médico veterinário imediatamente para verificar se há alguma alteração que esteja causando o mau cheiro.

3. Limpe a orelha do seu gato

Umedeça o algodão com ceruminolítico, então limpe a parte externa com as hastes flexíveis umedecidas, depois, limpe a parte interna da orelha.

Para começar o processo de limpeza da orelha do seu gato, você precisa, primeiro, fazer a limpeza da orelha. Para isso, vire a orelha do animal de maneira que possa enxergar a sua porção interna.

Depois é só encaixar o frasco do ceruminolítico, pingue aproximadamente 2 gotas dentro do ouvido. Cuidado para não exagerar, pois o uso excessivo da substância pode fazer mal.

Após isso, coloque o polegar abaixo do ouvido e faça uma pequena massagem para o líquido fazer efeito. Vale lembrar que essa solução deve ser apenas de limpeza, e não devem ser adicionados produtos para tratamento.

Lembre-se de realizar esse procedimento com delicadeza para não machucar a orelha do gato. Não aprofunde muito a haste e faça essa etapa devagar e com cuidado.

Faça esse movimento quantas vezes forem necessárias até que o algodão saia limpo. Após esse procedimento você irá limpar a parte externa da orelha.

Para realizar essa limpeza, você precisará molhar o algodão no ceruminolítico. É só dobrar a orelha do gato para fora e ir limpando com o dedo, sem fazer muita pressão para não machucar.

É importante também observar a cor e espessura dessa parte externa, pois ela sempre deve ser de cor rosada e espessura fina. Caso esteja vermelha ou mais grossa do que o normal, deve procurar um médico veterinário imediatamente, pois pode ser sinal de otite.

Pronto! A orelha do seu gatinho já está limpa, e você já fez sua parte para garantir uma boa audição e eliminar, em grande parte, o risco de uma otite.

Dicas para a manter a higiene da orelha do seu gato

1. Faça uma limpeza semanal

Realize a limpeza semanalmente para garantir que a orelha esteja sempre limpa e saudável.
O ideal é manter uma regularidade na limpeza das orelhas do pet, pois só assim é possível auxiliar no diagnóstico precoce de doenças.  A limpeza é facilitada devido ao pouco acúmulo de sujeira que ocorre durante o intervalo de uma semana.

A dica é escolher um dia em que tenha um tempo livre para realizar este procedimento. No início, pode parecer um pouco demorado, mas depois que pegar o jeito verá que é muito rápido e simples.

2. Peça ajuda ao médico veterinário

Se ficar receoso, peça ao médico veterinário que lhe auxilie a fazer a limpeza nas primeiras vezes.

Se você não estiver seguro para fazer a limpeza das orelhas do seu gato, a melhor alternativa é pedir ajuda ao médico veterinário e fazer o procedimento algumas vezes na presença dele, a fim de observar o profissional e também aprender a forma correta de deixar as orelhas do seu gato limpas.

O importante é estar seguro do que está fazendo para não machucar o animal.

A realização desse procedimento de limpeza corretamente é importante, pois, aos primeiros indícios de uma otite ou qualquer outro sinal que não seja normal, você poderá realizar o tratamento adequado, evitando até mesmo que o animal fique surdo, o que pode acontecer no caso de otites não tratadas.

3. Acostume o animal desde pequeno

Crie uma rotina de limpeza desde que o pet é filhote para que ele se acostume.

Em geral, os animais não gostam muito de ter alguém mexendo nas suas orelhas, com os gatos não seria diferente. Para evitar maiores dores de cabeça quando for limpar a orelha do seu gato, acostume-o desde filhote, pois assim ele não se sentirá incomodado durante esse processo de higiene.

Assim que comprar ou adotar o seu gatinho, mantenha uma rotina semanal para deixar as orelhas do pet limpas e saudáveis.

Veja, no vídeo a seguir, como é possível limpar as orelhas do seu gato em casa.
Fonte da Matéria: agendapet.com.br
Fonte da Foto: lscatgrooming.com

Comentários

CILENE disse…
DICAS MARAVILHOSASSSS, POREM O VETERINARIO ORIENTA A NAO LIMPAR COM COTONETE