COMO DAR REMÉDIOS A GATOS

COMO DAR REMÉDIOS A GATOS

A grande diferença entre ministrar medicamentos em gatos e em cachorros é que os bichanos, além de menores, tendem a ser menos obedientes e muito mais desconfiados. Aquele truque de misturar um comprimido com pedaço de pão ou carne, que funciona tão bem com cachorros, jamais vai enganar seu gatinho. Sendo assim, nada melhor do que tomar alguns cuidados e seguir algumas dicas para dar remédio ao seu gato.


1. Como dar remédios líquidos para o seu gato

Com ajuda de uma seringa, é possível dar remédio facilmente.

O uso de remédios líquidos para o seu gato é feito com ajuda de uma seringa. É necessário que você sempre utilize a dose recomendada pelo veterinário (nem a mais e nem a menos do que ele indicar) para evitar intoxicações e outros tipos de acidentes com o animal. Afinal, dar remédio para o seu gato é uma forma de ajudar sua saúde, e não prejudicá-la.

Para esse procedimento, utilize a seringa na curva interna da boca do felino, mais precisamente entre o maxilar superior e o inferior. Vale lembrar que isso deve ser feito lentamente, mas sem que demore muito para que o animal não fique irritado. Conversar com o gatinho durante o processo vai ajudar bastante também.
Depois, puxe o lábio do animal, apoie o bico da seringa e aproveite para mostrar um petisco a fim de que ele veja que será recompensado pelo bom comportamento. Após, pressione a seringa lentamente para que o seu gato não engasgue e possa ingerir líquido de maneira gradativa.

2. Como dar remédios em comprimido para o seu gato

Para gatos mais calmos, basta abrir-lhe a boca e colocar o comprimido depois da língua. Em casos mais difíceis, usar um aplicador específico (com ponta de borracha) vai mudar a sua vida!

Ter que dar remédios em cápsulas e comprimidos também é uma tarefa difícil para os proprietários de gatos.

A forma de dar o remédio para o gato não é a mesma que dar remédio para o cachorro, pois os felinos são mais desconfiados. Dessa forma, a maneira utilizada é segurar a cabeça do animal com cuidado e com a boca para cima, abrir-lhe a boca e colocar o comprimido na metade da língua, de maneira que caia quase na garganta. Depois é só massagear a garganta do animal, ele estando já com a boca fechada, para ajudar o comprimido a descer.

É importante lembrar que os gatos não costumam ser tão amistosos como os cães e você pode ter dificuldade para conter o seu felino durante o processo de medicação. Nesse caso, você pode pedir para alguém ajudar segurando as patas ou até mesmo a pele do pescoço (mas sem machucar). Se você estiver sozinho, utilize uma toalha de maneira a enrolar e imobilizar o gatinho para que não fuja antes de tomar o remédio.

Vale dizer que, se o gato sentir o gosto do remédio, poderá não querer engolir e vai começar a espumar. Não se desespere, pois é um sinal de que ele está relutando para tomar o medicamento ou que sentiu um gosto muito ruim e quer jogá-lo fora. Ajude massageando mais a garganta e depois o recompense.

Em casos de maior dificuldade, a ajuda de um aplicador de comprimidos para gatos pode ser útil, pois ele coloca o remédio diretamente na garganta sem que o animal sinta o gosto. Você pode achar o aplicador em pet shops, mas deve tomar cuidado e seguir à risca as instruções de uso do produto.

3. Como dar remédios em pasta para o seu gato

Um dos medicamentos mais comuns para gatos, o remédio em pasta, deve ser passado nas patas para que o animal lamba.

No caso dos gatos, o principal tipo de remédio utilizado é o medicamento em pasta. Como eles são animais mais desconfiados, a melhor maneira de utilizar esse remédio é passar diretamente na pata do gato, já que o mesmo irá lamber o local por instinto e acabará ingerindo o medicamento sem que você precise forçá-lo a nada. Alternativamente, você poderá passar no focinho dele.

Tome cuidado para espalhar um pouco a pasta e evitar que o gato chacoalhe a pata e acabe se livrando da medicação sem lamber completamente.
Além disso, muito cuidado para não confundir essas pastas com outros medicamentos tópicos (aqueles que devem ser aplicados na pele do animal e não ingeridos por ele. Nesse casos, as pomadas (tópicas) devem ser passadas nas costas do bichano e os demais medicamentos tópicos, como sprays e pomadas, devem ser colocados diretamente na parte machucada do animal. Fique atento para que o felino não lamba o remédio. Para isso, tente distraí-lo o máximo possível com brincadeiras e passeios. Também é mais indicado utilizar um spray ao invés da pomada, visto que a primeiro tempo tem uma absorção mais rápida.

Essas são as formas mais comuns de dar remédio para seu gato, mas é importante que, independente do tipo de medicamento administrado, você sempre realize o procedimento com muita calma e paciência, pois dificilmente o animal estará feliz com a situação. Caso não esteja seguro em realizar o procedimento sozinho, a melhor forma é procurar um veterinário de confiança para ajudar a dar o remédio nas primeiras vezes, ou nos primeiros dias, sendo que você poderá observar o processo e fazer em casa depois que estiver mais seguro.

Fonte da Matéria: agendapet.com.br
Fonte da Foto: spcamelaka.org

Comentários