COMO CUIDAR DE UMA GATA GRÁVIDA

COMO CUIDAR DE UMA GATA GRÁVIDA

As gatas precisam de cuidados especiais quando se encontram grávidas, assim como os humanos! Uma gata torna-se sexualmente madura entre os cinco e os nove meses de idade. Uma vez grávida, seu período gestação dura cerca de 65 dias. Gatas gestantes são chamados rainhas, algo com o que, se você tem uma gata, concordará: o termo descreve-as perfeitamente.


Embora uma gata grávida possa não mostrar nenhum sinal evidente da sua condição durante as primeiras semanas da gravidez, ela não entrará mais no cio nem se mostrará disposta a acasalar. Após cerca de três semanas, os mamilos da rainha irão crescer e se tornarão muito rosados, e logo após a sua barriga vai começar a crescer. Neste momento já não haverá mais dúvidas quanto ao seu estado. Aqui estão alguns passos que você pode seguir para ter certeza de que a gravidez e o parto serão muito fáceis e seguros, para sua gata e para os gatinhos dela.

Se suspeitar que sua gata pode estar grávida, ou se você sabe que ela está, leve-a ao veterinário o mais rapidamente possível. O veterinário fará um check up regular da gata, para se certificar de que ela está saudável. Não é necessária nenhuma atenção médica especial, a menos que ela tenha alguma condição clinica pré-existente, venha a se machucar ou adoeça durante o curso da gestação.

Pergunte ao seu veterinário sobre quais tipos de ração para gatos você deve dar à sua gata neste período, uma vez que nutrição é muito importante tanto para a rainha quanto para seus gatinhos. Dê a ela várias pequenas refeições durante todo o dia, em vez de uma ou duas grandes.

As gatas apresentam sinais da "doença matinal", assim como os seres humanos, geralmente após um período de um mês a cinco semanas de gestação. A rainha pode ter náuseas, não comer tanto, e dormir mais do que o habitual durante este tempo. Não se preocupe com isto, a menos que sua gata não esteja bebendo nada de água, nem comendo qualquer alimento, ou torne-se letárgica durante mais de um dia ou dois - neste caso, chame imediatamente o veterinário.

Nunca dê à sua gata nenhum remédio, a não ser que tenha sido prescrito pelo seu médico veterinário.
Cerca de duas semanas antes da data esperada para o parto, crie um canto especial, solitário (um "ninho"), para sua gata se instalar com os filhotes. Pode ser uma grande caixa de papelão (corte e abra os lados para criar um fácil acesso - sua gata grávida não vai poder ou querer saltar muito alto), ou apenas uma área de sua casa que não é frequentada pelo resto da família, e é quente e livre de entulhos. Coloque toalhas e cobertores para proporcionar calor e conforto. Sua gata precisará se acostumar a sentir que esta área é segura, e um lugar seguro para ela dar à luz. Se tiver outros gatos, tente mantê-los fora deste espaço, tanto quanto possível.

Se você tem uma gata de pelos longos, apare o pelo ao redor dos mamilos e da vulva cerca de uma semana antes de ela ter os gatinhos. Isto ajudará a prevenir infecções, e dará aos gatinhos acesso mais fácil ao leite de sua mãe.

Se sua gata costuma sair de casa para passeios, mantenha-na dentro de casa quando se aproximar o dia do nascimento dos filhotes. Caso contrário, ela poderia dar à luz fora de casa, o que não seria seguro para ela ou para os gatinhos.

A beleza da natureza é que sua gata instintivamente saberá quando for a hora certa de procurar o ninho e preparar-se para o parto. Quando os gatinhos nascerem, a mãe vai ficar com eles durante as 24-48 horas seguintes. Depois, a diversão realmente começa!

Fonte: comofazertudo.com.br
Fonte da Foto:  infobarrel.com

Comentários

Maria disse…
Minha gata ta prenha, com pulga, verme e secreção pulmonar. Nâo sei mais como tratar essas malditas pulgas, ja tentei de tudo desde frontline até oleo de camomila.