COMO CUIDAR DE GATOS IDOSOS

COMO CUIDAR DE GATOS IDOSOS

Os gatos idosos precisam de uma atenção especial. Tal como os humanos, o processo de envelhecimento acarreta mudanças de comportamento, ficando também menos resistentes a algumas doenças. Conhecer estas alterações e lidar com elas da melhor forma ajuda a prolongar a vida do gato e também lhe proporciona uma melhor qualidade de vida.


Lidar com mudanças comportamentais

Com a diminuição do grau de atividade, o gato precisa de ser mais estimulado para fazer exercícios. Deve-se evitar que o gato perca massa muscular organizando sessões de brincadeiras regulares. Não entre em brincadeiras mais brutas e não tente prolongar demasiado os jogos. Se o seu gato não quer brincar mais, não insista.

Os cuidados com o pelo vão exigir mais do dono, uma vez que o gato idoso é menos eficiente no tratamento da sua própria pelagem. Assim, a escovação do pelo deve ser mais frequente, bem como o corte das unhas.
Se você planeja ter outro animal, é melhor ponderar a sua decisão. Os gatos idosos não gostam de mudanças e podem entrar em estresse e reagir agressivamente perante um novo elemento. Note que os gatos idosos são animais mais frágeis e que geralmente  não estão dispostos a brincar com gatos mais novos. Para além disso, eles próprios exigem mais atenção e pode não haver tempo suficiente para dois gatos em casa.

Em dias especialmente quentes ou frios, os gatos idosos podem estar mais irritáveis. Os animais mais velhos não têm a mesma capacidade de regulação da temperatura do corpo o que poderá implicar a alteração do local onde está colocada a cama do gato para outro mais quente.

Faça uma cama confortável para o gato e coloque-a ao nível do chão.

Lidar com incapacidade

Se o seu gato tem algum problema que o limita de alguma forma, quer seja problemas auditivos ou visuais, quer seja apenas dor, deverá perceber que, provavelmente, o gato encontra-se mais ansioso e sob estresse. O estresse enfraquece o sistema imunológico e acelera o processo de envelhecimento. Preste atenção ao gato, mas não o force a fazer alguma coisa contra a sua vontade, uma vez que os gatos idosos tendem a ser menos tolerantes e podem responder com mais agressividade. Não faça movimentos bruscos ou demasiado barulho perto dele, deverá sempre aproximar-se dele pela frente, para não o assustar.

Nutrição

Os gatos não apreciam mudanças, por isso mantenha uma rotina fixa na hora da alimentação. Alguns gatos são esquisitos com a comida, mas uma boa maneira de lhes aguçar o apetite é aquecendo levemente a ração. Os gatos idosos necessitam também de rações de alta qualidade, mas em menores quantidade. Existe também a opção de lhe dar ração indicada para gatos idosos.
Retire as tigelas de água e comida de locais elevados e coloque-as no chão. Ponha mais de uma tigela de água pela casa. Faça o mesmo com as caixas de areia.

Dentes

Se o seu gato tem problemas dentários, moa a comida, para que ele possa mais facilmente ingeri-la. Evite brinquedos duros que lhes possam partir os dentes. Escove os dentes do gato e inspecione a boca para prevenir o aparecimento de tártaro ou qualquer outro problema dentário.

Veterinário

Os gatos são peritos em esconder as doenças; dependem aliás dessa habilidade para sobreviver em estado selvagem, uma vez que os animais doentes são mais fáceis de serem caçados. Por isso, não espere por sinais de alarme para levar o seu gato ao veterinário. Faça visitas regulares e mantenha-se alerta para qualquer alteração de comportamento.

Dicas

Aprenda a fazer massagens no seu gato e faça-o regularmente. Aproveite esta oportunidade para verificar se há algum alto ou inchaço no seu corpo.

Não negligencie a desparasitação. Os parasitas são incômodos e os gatos idosos entram facilmente em estresse quando são atacados por pulgas.

Nunca encare os problemas do seu gato idoso como algo “próprio da idade”. Apesar de a idade tornar os gatos menos resistentes, isso não quer dizer que o gato tenha de passar o último período da sua vida com dor. Se notar algo de anormal, leve o seu gato ao veterinário.

Fonte: comofazer.org
Fonte da Foto: arcadenoe.sapo.pt

Comentários

Gika disse…
Saudades da minha velhinha de 20 aninhos... como dói!