ÁCAROS DE OUVIDOS NOS GATOS - COMO SE LIVRAR DESSE SÉRIO PROBLEMA?

ÁCAROS DE OUVIDOS NOS GATOS - COMO SE LIVRAR DESSE SÉRIO PROBLEMA?

Os ácaros de ouvido são irritantes criaturas microscópicas que vivem nos ouvidos dos gatos, causando uma boa dose de irritação. Gatos infectados podem arranhar suas orelhas excessivamente ou balançar a cabeça com frequência. Se você observar seu gato mostrando esses sintomas, siga os passos abaixo para livrar ele dos ácaros da orelha.



1) Identifique o problema. O ácaro de ouvido de gato comum (Otodectes cynotis (cyanotis)) é carregado por muitos gatos e geralmente apresenta pouca ou nenhuma irritação. O ácaro se torna um problema quando ele causa otite (inflamação do ouvido) ou sarna otodécica, e uma vez que isso passa a ser um problema, a infestação de ácaros fará com que o seu gato arranhe muito as orelhas, coloque suas orelhas para trás e sacuda a cabeça, etc. Olhe dentro das orelhas do seu gato. Se ele tiver os ácaros de ouvido, haverá geralmente um monte de sujeira escura ou corrimento duro marrom. Isto é detritos. Você também pode perceber um mau cheiro vindo dos ouvidos.

Um gato que sofre de ácaros da orelha por um longo período de tempo pode desenvolver pólipos inflamatórios nos seus canais auditivos e bolhas de sangue nas abas laterais das orelhas, devido à fricção constante. Além disso, o ouvido externo pode inflamar e produzir pus, ou o gato pode ter um tímpano rompido.

2) Leve o seu gato ao veterinário. Após verificar os ouvidos, se você suspeita que seu gato pode ter os ácaros de ouvido, consulte o veterinário. É importante que o veterinário confirme a presença de ácaros de ouvido antes de prosseguir com o tratamento. Se o diagnóstico for confirmado, o veterinário deve limpar o ouvido do gato. Embora você possa fazer isso em casa, o ouvido é muito delicado e pode ser muito suscetível a danos.

O veterinário irá verificar se os ácaros vivos ou ovos de ácaros aparecem sob o microscópio.

3) Se a condição for confirmada, tome cuidado. Caso a infecção do seu gato seja confirmada para os ácaros de ouvido, não deixe seu animal de estimação ter contato com os seus outros animais de estimação enquanto estiver infectado. Verifique todos os seus outros animais de estimação quanto à presença de ácaros de ouvido como uma precaução.

Se você tem outros gatos ou outros animais domésticos, não se arrisque. Informe ao seu veterinário que existem outros animais de estimação em casa e procure aconselhamento.

4) Se o seu veterinário não limpou as orelhas do gato ou se você notar um pouco mais de acúmulo, cuide disso primeiro. Preencha um pequeno conta-gotas com óleo vegetal e esfregue enrolando entre suas mãos para aquecer o óleo a temperatura do corpo visando tornar a experiência mais agradável para o gato. Solte algumas gotas de óleo no ouvido do gato massageie suavemente. Isso deve soltar a cera e sujeira. Retire cuidadosamente a sujeira do ouvido com uma bola de algodão. Tome cuidado para não empurrar qualquer um dos os ácaros ou cera ainda mais para dentro do ouvido.

5) Dê ao gato regularmente qualquer remédio em gotas para o ouvido que o veterinário prescreva. Você pode comprar medicamentos de venda livre para tratar os ácaros de ouvido, mas os tratamentos prescritos, geralmente, são mais fortes. Mantenha o seu gato quieto em uma posição confortável, com a cabeça para o lado, se possível, deixando o ouvido infectado exposto. Pode ser útil recorrer a ajuda de um membro da família para manter o gato quieto. Depois de ter aplicado as gotas, massageie suavemente a orelha para garantir que o medicamento não seja chacoalhado para fora quando você soltar seu gato.

6) Verifique o ouvido do gato todos os dias. Se você notar que o problema começa a aparecer de novo, limpe novamente usando o método acima e aplique mais tratamento para ácaro de ouvido.

7) Após alguns ciclos fazendo isso, o problema deve desaparecer. Se isso não acontecer, leve seu gato de volta ao veterinário.

8) Pense no todo. Confira o resto do seu gato, especialmente ao redor das orelhas, para verificar a existência de outras infestações de ácaro de ouvido. Dê um banho completo no gato, a fim de retirar os ácaros de ouvido da pele dele.

Fonte da Matéria: pt.wikihow.com/
Fonte da Foto: mypetonline.co.uk

Comentários

Unknown disse…
Adoro pasar por aqui sempre matérias maravilhosas as quais sempre compartilho em meu blog, bjus
Enya disse…
Seria fácil se todos os gatos fossem mansos.Tenho 5 gatos,dois deles com certeza não me deixariam fazer estes procedimentos.O que fazer neste caso?
Gika disse…
Exatamente, também tenho esse problema, estou com uma gata que até para receber um carinho ela arranca pedaço de minhas mãos. Tentei levá-la ao veterinário outro dia, o mesmo me passou uma medicação para deixá-la mais calma e sonolenta, não resolveu, consegui colocar no carro, levamos, ao chegar na mesa do veterinário ela mordeu todo mundo, pulou da mesa, correu pelo consultório, foi uma guerra para pegar novamente a bichana... enfim, nem consultou por conta do estresse kkkkkkkk... marcamos para outro dia, terão que anestesiá-la levemente =\
solafeli disse…
falou falou e não disse nada..........
Vampirinha disse…
O melhor remédio que encontrei para esses ácaros foi o Advocate gatos.Acabou com a sarna de ouvido dos meus filhotes